LOCALIZAÇÃO
R. Tutóia, 1125
Paraíso - 04007-005
São Paulo - SP
Tel.: (11) 3884-4644
(11) 3884-4695
Fax: (11) 3884-7457
 
email:
santissimosecretaria@terra.com.br

ATENDIMENTO
Segunda a Sexta:
das 7h30 às 19h30
Sábados:
das 8h30 às 13h30
das 14h30 às 18h00
Domingos e feriados:
das 8h30 às 13h
das 16h às 19h30

O QUE É O ECC?

O Encontro de Casais com Cristo – ECC – é um serviço da Igreja (dos casais da comunidade), em favor da evangelização das famílias.

Apesar do ECC ser dividido em etapas, a Evangelização é contínua, semelhante à uma catequese catecumenal, de modo a levar os casais a construir o Reino de Deus, a partir da família e da comunidade paroquial, mostrando pistas para que os casais se reencontrem com eles mesmos, com os filhos, com a comunidade e, principalmente, com Cristo.

O ECC busca familiaridade com a Palavra de Deus e com os ritos litúrgicos. Com a vida cristã. Não é somente doutrina; é sobretudo realidade e mistério. Por isso, o ECC tem também a finalidade de introduzir os casais na vida da paróquia, participando das pastorais movimentos e serviços da paróquia, em uma vida de oração, pessoal e comunitária.

O ECC atualmente é uma realidade no Brasil inteiro, estando presente e atuando em 223 (Arqui)Dioceses e estando presente em diversos outros países. Possui uma estrutura única para todo o país, sem perder a característica paroquial.

 

DESENVOLVIMENTO

O ECC foi idealizado pelo Pe. Alfonso Pastore para ser desenvolvido em três etapas distintas, indispensáveis, inter-relacionadas entre si, cada uma com características e finalidades próprias. Uma etapa prepara a outra e deve ser observada a partir de um crescimento de seus integrantes e de sua comunidade.

• 1ª ETAPA
É o momento evangelizador e missionário. Os casais saem em missão, como discípulos missionários para trazer casais afastados da Igreja para um despertar. Esta etapa visa, principalmente: despertar os casais para que vivam seu casamento de uma maneira cristã, levar os casais a atuar nos diversos setores da paróquia, abrindo-lhes possibilidades de doação.

• 2ª ETAPA
Esta etapa pretende levar o casal a refletir sobre o verdadeiro sentido da fé batismal, para que ele viva plenamente a mensagem de Jesus Cristo; para tal busca dar conhecimento aos casais dos Documentos da Igreja e das Diretrizes da Ação Evangelizadora, mostrando, finalmente, o que é “ser Igreja no mundo de hoje”.

• 3ª ETAPA
Esta etapa vai propor aos casais uma reflexão profunda, séria e adulta do homem que vive numa sociedade cheia de injustiças, de opressão, de miséria, de egoísmo, de dominação e de marginalização; leva os casais a refletirem sobre a dignidade da pessoa humana, criada à imagem e semelhança de Deus, e seu relacionamento com os outros homens, bem como as injustiças sociais que o impedem de ser “pessoa” e viver como cristão; preparar os filhos para a realidade do dia-a-dia, para o “ser” e não para o “ter”.

 

ESTRUTURA PAROQUIAL DO ECC

O ECC na paróquia é composto basicamente por 5 casais (dirigentes de 1ª etapa) e um padre coordenador (dirigente espiritual). 4 dos casais tem como função principal a organização dos encontros de 1ª. etapa, enquanto que o quinto casal tem como função a Evangelização continuada e o relacionamento dos casais com as demais atividades da paróquia.

Para a realização do encontro de 1ª etapa, os casais que já fizeram a 1ª etapa podem ser chamados a ajudar na realização do encontro, independente de qual pastoral, movimento ou serviço paroquial estejam engajados.

Os encontros de 2ª e 3ª etapa não são organizados a nível paroquial, porém casais de nossa paróquia podem ser convidados a participar de sua organização.



ABAIXO, ÁREA RESERVADA AOS CASAIS ENCONTREIROS

Identificação

Inscrições

Esta é uma área reservada, para prosseguir por favor, responda corretamente a pergunta abaixo:

Diga como é conhecido o pessoal que cuida dos carros.

Clique no link abaixo para efetuar sua inscrição.

 

 
 

Paróquia do Santíssimo Sacramento
www.osantissimo.org | Todos os direitos reservados.
O conteúdo deste site é de propriedade e uso exclusivo da Paróquia do Santíssimo Sacramento, proibida sua reprodução ou utilização total ou parcial a qualquer título, sob as penas da lei.