LOCALIZAÇÃO
R. Tutóia, 1125
Paraíso - 04007-005
São Paulo - SP
Tel.: (11) 3884-4644
(11) 3884-4695
Fax: (11) 3884-7457
 
email:
santissimosecretaria@terra.com.br

ATENDIMENTO
Segunda a Sexta:
das 7h30 às 19h30
Sábados:
das 8h30 às 13h30
das 14h30 às 18h00
Domingos e feriados:
das 8h30 às 13h
das 16h às 19h30

Leia nesta página, todas as publicações do nosso querido Pe. Aparecido Silva. Elas sempre abrem nosso jornal "O Santíssimo".

 

Ouse falar com Deus o que quiser

 

 

Por esses dias, em uma livraria da cidade, estava tomando um café com o meu amigo e irmão no sacerdócio, padre Joãozinho, por ocasião do seu 60º aniversário de ordenação sacerdotal, e ficamos maravilhados diante de inúmeros títulos de livros - cada um mais sugestivo que o outro. A vontade era ler todos aqueles livros porque cada um indicava algo interessante e atraente como: enriquecer, ser feliz, obter sucesso nos empreendimentos, a arte de liderar, como emagrecer... Parecia que a eloquência de cada título trazia a certeza da receita certa para resolver qualquer necessidade ou inquietação do ser humano.

Começamos a refletir um pouco e a dialogar e veio a compreensão de que uma boa leitura faz um bem enorme e devemos cultivar a beleza deste hábito, sabendo que o milagre está no coração de cada pessoa.

 Na Bíblia a palavra coração significa a pessoa na sua totalidade, incluindo vontade, pensamento, e sentimentos. Quando o ser humano percebe que é amado por Deus sente-se revestido com o manto divino e nunca quer perder a proteção deste manto, podendo contar sempre com a força do alto: “Tu, porém, Javé, és o escudo que me protege, és minha honra, aquele que me faz erguer a cabeça. Em alta voz eu grito a Javé e ele me responde do seu monte santo. Posso deitar-me, dormir e despertar, pois é Javé quem me sustenta” ( Sl 3, 4-5).

No entanto, não é fácil cultivar a amizade com Deus e manter-se unido a Ele em uma sociedade caracterizada pela busca desenfreada do consumismo - do ter sobre o ser e da valorização extremada da aparência - sem levar em conta a beleza interior. Uma sociedade em que sutilmente somos levados ao individualismo, abrigando dentro de nós o egoísmo e o personalismo exacerbados, fazendo-nos acostumar e aceitar tantas maneiras de viver que não estão em harmonia com a mensagem de Jesus Cristo. Quando confundimos felicidade com acumular coisas podemos perder o sentido pela vida e a tantos infortúnios como incertezas, tristeza, medo, insegurança, decepções, depressão...

Diante deste contexto devemos meditar, refletir e deixar a palavra de Deus falar ao coração: “Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão dadas por acréscimo. Portanto, não vos preocupeis com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã terá sua própria preocupação”! (Mt 6, 33-34). A palavra de Deus realiza o que promete restando apenas confiarmos na Divina Providência. A fé das pessoas mais humildes e simples que não têm com quem contar neste mundo relava a confiança e a esperança que elas têm Deus. Para qualquer situação que elas estejam vivendo Deus está sempre em primeiro lugar e elas entregam tudo nas mãos de Deus dizendo “se Deus quiser”.

Confiemos a nossa vida nas mãos da Divina Providência que olhará com suavidade e carinho para as nossas súplicas e necessidades. Ouse falar com Deus o que quiser. “Pedi e vos será dado; procurai e encontrareis; batei e a porta vos será aberta. Pois todo aquele que pede recebe; quem procura encontra; e a quem bate, a porta será aberta” (Lc 11 9-10).

Não nos esqueçamos de que pelo Sacramento do Batismo nos tornamos filhos e filhas de Deus e fomos capacitados e habilitados para sermos discípulos e missionários de Jesus Cristo. Para este Deus que nos ama com amor eterno devemos abrir sempre o nosso coração, com alegria e generosidade, para sermos uma Igreja Plena de Jesus Cristo, sustentada pela Eucaristia, pela palavra de Deus e pela vivência da caridade. Nossa missão é anunciar a Boa Nova do Evangelho em todos os ambientes, redescobrir e ver o outro como próximo, como irmão; não podemos passar sem sermos notados. Nossa caminhada como Igreja missionária tem de ser sentida, ser exemplo e nunca se abater diante do mundo; para isso, tem de ser sustentada e alimentada pela fé em Jesus Cristo e proclamar os valores do Reino de Deus: santidade, lealdade, verdade, justiça, fraternidade, paz...

Despeço-me de você na certeza de que a fé em Jesus Cristo é o dom mais precioso desta vida e transcende qualquer valor. Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida. Confie Nele.

Pe. Aparecido Silva

» 12/2010 » No entardecer da vida
“Um belo dia Deus nos escolheu antes da fundação do mundo e com ternura e delicadeza nos criou segundo a sua imagem e semelhança e revestiu-nos de sua beleza, fazendo-nos parte de sua existência...”

» 10/2010 » Considere Aquele que tem a maior consideração por você

» 8/2010 » Ouse falar com Deus o que quiser
Confiemos a nossa vida nas mãos da Divina Providência que olhará com suavidade e carinho para as nossas súplicas e necessidades. Ouse falar com Deus o que quiser. “Pedi e vos será dado...”

» 5/2010 » Não estamos sózinhos
“Se alguém me ama, guardará a minha palavra e meu Pai o amará e nós viremos a ele e nele faremos nossa morada” (Jo 14,23).

» 4/2010 » Recomeçar com esperança e alegria
“A nossa vida está nas mãos de Deus. Ele tem a primeira e a última palavra sobre a nossa existência. Entre a primeira e a última palavra existe um tempo intermediário que é o nosso dia a dia (...) que nos é concedido para experimentarmos a bondade do Criador ...”

» 12/2009 » “Ele se fez pobre para nos enriquecer”
O mistério do Natal, o nascimento do Menino Jesus, traz o céu à terra, dignifica, enaltece e eleva o ser humano, destinando-o à eternidade de Deus”.

» 10/2009 » Iluminados pela graça Batismal

» 9/2007 » Nossa Senhora na sua casa: sinal de bênção e de esperança

» 8/2007 » Reino de Deus: Utopia ou Realidade?

» 6/2007 » A Força da Eucaristia

» 5/2007 » Deus tem os seus caminhos

» 4/2007 » Jesus Cristo é Nossa Esperança

 

 
 

Paróquia do Santíssimo Sacramento
www.osantissimo.org | Todos os direitos reservados.
O conteúdo deste site é de propriedade e uso exclusivo da Paróquia do Santíssimo Sacramento, proibida sua reprodução ou utilização total ou parcial a qualquer título, sob as penas da lei.