LOCALIZAÇÃO

R. Tutóia, 1125 - Paraíso
04007-005 - São Paulo - SP
Tel.: (11) 3884-4644
Tel.: (11) 3884-4695

ATENDIMENTO

Segunda a Sexta:
das 7h30 às 19h30

Sábados:
das 8h30 às 13h30
das 14h30 às 18h00

Domingos e feriados:
das 8h30 às 13h
das 16h às 19h30

Não estamos sózinhos
“Se alguém me ama, guardará a minha palavra e meu Pai o amará e nós viremos a ele e nele faremos nossa morada” (Jo 14,23).

Não estamos sozinhos

 

Quando nos distanciamos do amor de Deus quer pela escolhas que fazemos ou atitudes que tomamos no cotidiano da vida, desfazemos com Ele os laços de uma amizade genuinamente bela e maravilhosa que jamais poderia romper-se. Quando isto ocorre parece que a nossa alma ou a nossa interioridade murcha e resseca a exemplo da planta que não recebe água. Nesta hora evaporam sentimentos e sensações de um vazio interior, não vemos sentido em nada, tudo perde a razão de ser e chegamos a questionar o porquê vivemos. Esta situação pode estar revelando que no mais profundo do ser humano existe uma raiz que começa a despontar, soltando um caule e brotando algumas folhinhas, cada uma delas traz um nome ou um desejo: saudades de Deus, paz, felicidade, saúde...

Sabemos que somos frágeis e limitados, mas mesmo assim devemos fazer um esforço maior para não nos separamos Daquele que é a fonte da vida e que mantém a existência de todos os seres vivos: Deus-Pai, o Criador de todas as coisas. “Eu sou o Alfa e o Omega, o Princípio e o Fim. Para quem tiver sede, eu darei de graça da fonte de água viva” (Ap 21,6). A maior alegria de Deus é quando pautamos a nossa vida pela vivência do amor fraterno, quando guardamos a palavra de Jesus e esta mesma palavra nos guarda também, e passamos a ser morada do Mistério Divino. “Se alguém me ama, guardará a minha palavra e meu Pai o amará e nós viremos a ele e nele faremos nossa morada” (Jo 14,23).

É impossível não reconhecer que somos considerados e valorizados por Deus. Ele tomou a iniciativa e abraçou-nos com a ternura de Jesus Cristo e com a presença santificadora do Espírito Santo. Somos amados imensamente pelo Pai. No dizer de Santo Irineu, o Verbo e o Sopro – Filho e Espírito Santo – são as duas mãos com as quais Deus molda o homem segundo a sua imagem e semelhança e o introduz no mistério da Santíssima Trindade.

O Espírito Santo é riqueza incomensurável e infinita. Ele é a mão com a qual o Pai nos toca e nos abraça no Seu imenso amor. Ele procede do Pai e do Filho e tem a missão de ensinar coisas novas aos apóstolos e recordar tudo o que Jesus falou; ser testemunho e glorificação de Jesus, estabelecer o julgamento do mundo e conduzir à plena verdade (Jo 14,26; 15,26; 16,8-15).

No dia de Pentecostes a Igreja nasce sob o impulso e dinamismo do Espírito Santo. No dom do Espírito que lhe é conferido, ela leva avante a missão de Jesus e a concretização do Reino de Deus na história. A missão não nasce de simples querer humano. Sem a presença do Espírito não há missão. Portanto, é o Espírito que inaugura a missão da Igreja. Chegou o tempo da Igreja e o Espírito age como um grande artesão e a conduz até os dias de hoje para ser Sacramento de Salvação e levar a criação de Deus à plenitude.

No Sacramento do Batismo recebemos a presença do Espírito Santo que faz de cada um de nós um santuário pessoal, aprofunda e dá compreensão ao sentido da nossa existência e é ao mesmo tempo presença atuante da Trindade Santa, capacitando-nos para a uma vida de comunhão, abertura e comunicação, libertando-nos do medo e do isolamento. Vivemos a condição de discípulos e missionários de Jesus Cristo e por isso não podemos viver o dom da fé de maneira apática e sem entusiasmo. Nos ambientes onde trabalhamos, onde vivemos, onde estudamos e onde nos divertimos devemos ser sempre uma atualidade viva de Jesus Cristo e continuação do Seu Evangelho.

Despeço-me de você pedindo-lhe que abra o seu coração ao “Maestro Secreto”, o Espírito Santo, para viver as nove virtudes ou frutos do Espírito na construção de um mundo fraterno e solidário: “amor, alegria, paz, paciência, benevolência, bondade, fidelidade, meiguice, domínio de si” (Gl 5,22-24). Faça esta experiência e seja feliz!

Pe. Aparecido Silva

Retornar

 
 

Paróquia do Santíssimo Sacramento
www.osantissimo.org | Todos os direitos reservados.
O conteúdo deste site é de propriedade e uso exclusivo da Paróquia do Santíssimo Sacramento, proibida sua reprodução ou utilização total ou parcial a qualquer título, sob as penas da lei.