LOCALIZAÇÃO

R. Tutóia, 1125 - Paraíso
04007-005 - São Paulo - SP
Tel.: (11) 3884-4644
Tel.: (11) 3884-4695

ATENDIMENTO

Segunda a Sexta:
das 7h30 às 19h30

Sábados:
das 8h30 às 13h30
das 14h30 às 18h00

Domingos e feriados:
das 8h30 às 13h
das 16h às 19h30

Pastoral Bíblico Catequética - Catequese de Crianças

A pastoral da Catequese juntamente com o Diretório Nacional de Catequese - DNC - apresentam um modelo de Igreja, um paradigma orgânico. A proposta é entender a Iniciação à Vida Cristã como processo, itinerário ao longo da vida, tendo como ponto de partida o batismo, sem vistas de chegada, mas assimilando o caráter processual.

Catequese faz parte do ministério da Palavra e tem como finalidade aprofundar e amadurecer a fé, educando o convertido para que se incorpore à comunidade cristã”, disse padre Gonzaga, e conclui:  “A Catequese deve ser como ato eclesial, processo que promove a iniciação à vida comunitária, à liturgia e ao compromisso pessoal e com o Evangelho.

A Eucaristia é o sacramento mais presente na vida cristã. No entanto, para poder receber o corpo e o sangue de Cristo e conseqüentemente a lição de amor que Ele nos deixou, é preciso passar por um processo de preparação para, enfim, participar da primeira comunhão.

Essa é a principal missão da Pastoral Catequética: preparar para a oferta eucarística de modo completo e conciente. Para isto a Catequese deve não só mostrar a fé Católica como também levar as crianças vive-la. Tal preparação começa desde cedo. “É importante que a criança sinta que a catequese faz parte de sua vida”, para isto a Catequese de Crianças se renova constantemente, caso contrário a realidade das crianças se distancia do que é proposto pelas catequistas. Os valores morais que a sociedade impõe mudam, o aluno vive uma coisa diferente do que se ensina. Hoje, com a tecnologia, eles têm tudo pronto. Mas Deus não é uma resposta pronta. O segundo obstáculo está no relacionamento com os pais dos alunos: Deve-se buscar uma maior conscientização dos pais. Parte deles traz suas crianças por tradição ou por obrigação.

É muito importante que a primeira comunhão não seja a última, mas a primeira de muitas.

Retornar

 
 

Paróquia do Santíssimo Sacramento
www.osantissimo.org | Todos os direitos reservados.
O conteúdo deste site é de propriedade e uso exclusivo da Paróquia do Santíssimo Sacramento, proibida sua reprodução ou utilização total ou parcial a qualquer título, sob as penas da lei.