Quando o padre é ordenado escolhe um lema sacerdotal. Procurei saber qual é o lema do padre Joãozinho e ele mesmo escreveu em latim: “Ecce adsum”.
Quer dizer: “Eis-me aqui”. Lema de profeta, tão pequeno, mas muito significativo.
O profeta Isaías, no capítulo 6 de seu livro, nos revela a missão recebida de Deus em levar sua palavra ao povo de Israel. Purificados os seus lábios com a brasa ardente, responde com prontidão: Eis-me aqui. Nossa Senhora também, ao anúncio do anjo Gabriel de que seria a mãe de Jesus, responde: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim a Sua vontade”. Padre Joãozinho escolheu ser profeta e servo do Senhor!
Minha amiga Marina, da Comunidade Canção Nova, contou-me que disse ao padre Joãozinho que Jesus se parecia com ele. A resposta foi: “minha filha, a gente faz o possível”. Assim é esse padre: humilde, simples, inteligente e esperto como Jesus deseja que sejam os seus discípulos. “Sede, pois, prudente como as serpentes, mas simples como as pombas” (São Mateus, 10-16).
Quando ajudamos o padre Joãozinho subir os degraus do presbitério, fico imaginando que é ele quem nos ajuda ir até Deus pelos sacramentos. Como iríamos ter confiança de nos achegarmos ao Senhor se ele não nos ajudasse?...
Quem lê os livros escritos por padre Joãozinho, passa a conhecê-lo melhor. Menino sofrido, órfão de mãe aos seis anos. Aos onze, vai para o seminário. Recebe uma batina maior do que ele. Ouve falar do Espírito Santo e sente o coração arder, apesar de não entender muito bem. Resolve, como ele disse, ser devoto. E assim, pela sua vida afora, se torna dócil à condução de Deus, em favor do povo.
Na fragilidade aparente desse padre está escondida a força da alma sertaneja. Lutador, empreendedor, “amansador de cavalos”, sem medo de cobra e nem de “alma do outro mundo”.
Por tudo isso, queremos dizer com ele, neste aniversário de 60 anos de vida sacerdotal:
Eis-nos aqui!
Mirian Botelho