A CAPELA DE SANTA FILOMENA DO IBIRAPUERA
Em reunião ocorrida no primeiro semestre de 1960, com a participção do Pe. José Mayer Paine, pároco da Igreja de Santa Generosa, monsenhor Guilherme Bonomo, pároco da Igreja de São Cristovão, entre outros foi definida a instalação da capela provisória de santa Filomena do Ibirapuera
Era 20/03/1960 quando ocorreu uma reunião, em Campos do Jordão, para discutir a criação da Paróquia de Santa Filomena do Ibirapuera. Estavam presentes: Dom Paulo Rolim Loureiro, bispo Auxiliar da arquidiocese de São Paulo; Dom Bandeira, bispo da cidade de Palmas, Paraná e a família Guilherme Jorge, residente à Rua Tomaz Carvalhal, 1003.
As primeiras idéias levaram a novo encontro, desta vez em São Paulo, na casa da família Guilherme Jorge. Dessa reunião participaram o Pe. José Mayer Paine, pároco da Igreja de Santa Generosa, monsenhor Guilherme Bonomo, pároco da Igreja de São Cristovão e principal difusor, no Brasil, da devoção a Santa Filomena que, se pensava, seria a Titular da Paróquia; e moradores do bairro. Naquele momento foram discutidos os problemas relativos à construção da nova igreja, tendo sido organizada uma comissão de obras.
Em 30/10/1960 foi publicado o decreto de Instituição da Paróquia, assinado pelo Cardeal Dom Carlos Carmelo de Vasconcellos Motta. A Paróquia que tinha como 1º Titular o Santíssimo Sacramento e 2ª Titular santa Filomena, nascia do desmembramento das Paróquias de Santa Generosa, de Vila Mariana e de São Gabriel Arcanjo do Jardim Paulista.
No dia 14/08/1960 houve a instalação e inauguração da capela provisória, situada à rua Tutóia 1025, tendo como vigário provisório o padre Augusto Norberto Preto que fora substituído em 1961 por Frei Casto dos Santos - Agostiniano Ricoleto.
A instalação oficial da Paróquia do Santíssimo Sacramento e de Santa Filomena do Ibirapuera, ocorreu somente em 28/05/1961, com celebração da santa missa às 19h30, quando tomou posse seu novo Vigário, Frei Casto dos Santos. Naquela cerimônia foi lido o decreto do Cardeal Arcebispo, assinado em outubro do ano anterior.
Frei Casto dos Santos esteve à frente dos trabalhos paroquiais somente até setembro de 1961 quando fora nomeado Frei Baltasar Vicente de São José que tomou posse no dia 24 daquele mesmo mês, tendo permanecido até janeiro de 1962.
Retornar
|